segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de Outubro - Dia da Reforma


A presente data é marcada por várias reações de convicção ou repúdio, dependendo do prisma observado. O Dia da Reforma, comemorado no mundo inteiro principalmente pelas igrejas protestantes históricas, refaz uma caminhada de coragem e comprometimento com a realidade.

Martinho Lutero não foi apenas um religioso rebelde, como muitos o tacham, que resolveu separar-se de Roma por não concordar com sua doutrina e satisfazer seu ego pessoal, para ser lembrado por gerações como o responsável pela divisão da cristandade ocidental. Muito pelo contrário. Ele pensava apenas em reavivar a própria Igreja e a Europa cristã do seu tempo com uma mudança radical de atitudes, sejam elas eclesiásticas ou morais, em busca do comprometimento fiel a Cristo e à sociedade.

Transformar a Igreja em povo, mudando os paradigmas medievais, foi o seu ousado projeto que frutificou em toda a dimensão europeia em meados do século 16. Lutero, muitas vezes, infelizmente, é lembrado apenas como um grande reformador religioso, excomungado pelo Papa Leão X, contestador das indulgências em prol da construção da Basílica de São Pedro e perseguido pela Inquisição.

Entretanto, uma das grandes qualidades que ele cultivou durante seu árduo trabalho pastoral foi a valorização da educação para todos os alemães. O ensino e a alfabetização eram privilégio do clero e da nobreza na época, e Lutero, em suas primeiras comunidades, exerceu juntamente com os seus colaboradores uma empreitada: a prática da leitura bíblica nas casas dos fiéis e nos templos onde havia salas de alfabetização que impulsionaram o povo a buscar conhecimento.

Para a época, foi um projeto revolucionário e não apenas contestador. Basta entendermos melhor a importância desse ato inédito que transformou a educação naquele momento e possibilitou o surgimento de muitos intelectuais e mentes brilhantes em todas as áreas das ciências, música e educação, que utilizaram dessas bases e transformaram a sociedade culturalmente.

O colaborador é estudante de História - juliano.godoy@ig.com.br

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/Colaboradores/colaboradores/83265--31-de-Outubro-Dia-da-Reforma-Educacional-Protestante#

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem é sacerdote?


Há algum tempo atrás recebi um convite de ordenação presbiterial com esta frase bíblica: “... Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 5:6. Isso fazendo alusão a sua nova condição de presbitero no caso do convite era uma ordenção sacerdotal (Padre).

Sabemos que esta passagem  não tem nada a ver com a função de presbitero, e sim faz alusão ao sacerdócio de Melquisedeque que é  figura de Jesus Cristo. Por falta de conhecimento as pessoas tomam para si o sacerdócio eterno do Senhor Jesus.
O que mais me deixa assustado é ver que as pessoas iniciam seu ministério com entendimento errado da palavra de Deus ou ainda do seu próprio ministério no Corpo de Cristo.

Bom , gostaria de saber de você , quem na realidade é sacerdote?